COMO FUNCIONA O PROUNI 2021

Neste artigo vamos apresentar muitas informações sobre o Programa Universidade para Todos e principalmente em relação as bolsas de estudos do Prouni 2021. O programa tem o propósito a concessão de bolsas em instituições privadas com cursos de graduação e sequenciais de formação específica no ensino superior.

O programa foi criado no ano de 2004 pelo Governo Federal e institucionalizado pela Lei nº 11.096 no dia 13 de janeiro de 2005. Juntamente com o Prouni 2021 possui o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e entre outros.

O programa possui dois tipos de bolsas sendo parciais e integrais. Os bolsistas parciais podem efetuar o financiamento do restante do valor através do convênio de estágio MEC/CAIXA; Febraban (Federação Brasileira de Bancos); Fies e através das Bolsas Permanência. Lembrando que isto só é possível caso a instituição permita.

Coordenação do Prouni 2021 na instituição

Os candidatos selecionados que possuem dúvidas do dia-a-dia nas instituições, podem obter informações sobre a bolsa e demais comparecendo na Coordenação do Prouni 2021 que é encontrada nas instituições.

Além das dúvidas o candidato poderá solicitar alguns documentos na coordenação como: Termo de Concessão de bolsa; comprovante de condição de bolsista; termo de concessão de bolsa permanência; protocolo de atualização de bolsa; termo de liberação ou recebimento de transferência; termo de encerramento de usufruto de bolsa e termo de suspensão de usufruto de bolsa.

Toda instituição possui no mínimo cinco representantes do Prouni 2021 e pelo menos um coordenador. Os coordenadores deverão estar disponíveis e aptos para efetuar operações no Sisprouni. Eles são responsáveis pelas transferências de candidatos; renovações; suspensão; encerramento de bolsa; concessão e procedimentos referentes à bolsa permanência.

Como muitos não sabem o SisProuni é onde o programa guarda todo o sistema informatizado. Neste sistema armazena todas as informações necessária sobre as instituições participante do Prouni 2021, tal como sobre os bolsistas. Assim o MEC verifica em tempo real a situação. Para segurança toda vez em que o coordenador efetuar uma operação deverá efetuar uma assinatura digitalmente.

Bolsas de estudos do Prouni 2021

Bolsas do Prouni

As bolsas são beneficiadas pelo Governo Federal, sendo assim o estudante formará sem nenhuma forma de restituição monetária ao governo, ou seja, não terá nenhuma dívida aos cofres públicos. Os estudantes que já estejam cursando o ensino superior em instituições privadas, podem solicitar o Prouni 2021 desde que a universidade seja participante.

As bolsas de estudos do Prouni 2021 são integrais e parciais que podem chegar até 50% do valor mensal. Todavia varia entre a renda salarial familiar do candidato. Aqueles que já forem matriculados o programa não cobre ou ressarce as mensalidades anteriores.

Para utilização das bolsas remanescentes o candidato deverá ser professor da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura ou tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2010.

Para os bolsistas da chamada regular o participante precisa se identificar em pelo menos uma destas opções: Concluir o ensino médio em escola de rede pública; concluir o ensino médio em escola de rede privada, entretanto no cargo de bolsista integral; ser professor da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura; portador de deficiência ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública, mas concluir na privada no efetivo exercício de bolsista integral.

Para as bolsas integrais a renda familiar deverá ser de um salário e meio por pessoa, este valor deverá ser mensal. As bolsas parciais poderão ser de um salário e meio chegando até três por pessoa.

Além disso o Prouni 2021 exige que o candidato tire nota mínima sendo de 450 pontos em cada matéria e 500 pontos na redação. Todavia algumas instituições e cursos exigem nota maior.

Para atualizações do programa, curta e compartilhe a página do Facebook Prouni 2021.

Deixe um comentário