Inscrições Prouni 2021

Neste artigo vamos ensinar o passo a passo de como fazer as inscrições do Prouni 2021. Conforme as outras edições, o Programa Universidade para Todos concede bolsas parciais e integrais em instituições da rede privada. O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação na qual utiliza a nota do Enem como critério de seleção. Contudo, é importante ressaltar que o só poderá se inscrever aquele que possui nota média e que não possua diploma do ensino superior.

Eventualmente a nota exigida para participação no Prouni 2021 é média de 450 pontos nas matérias do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020. Além da pontuação, os estudantes não poderão zerar a redação. Para cada tipo de bolsa possui uma exigência referente à renda salarial do grupo familiar, na qual falaremos a seguir.

Passo a passo das inscrições para o Prouni 2021

Inscrições Prouni 2021Antes de mais nada, para poder fazer as inscrições do Prouni 2021 o estudante deverá atender a pelo menos uma destas condições:

  • Ter cursado o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio em escola da rede privada, contudo na condição de bolsista integral;
  • Cursado parcialmente o ensino médio em rede pública, mas concluído em rede privada na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste anexo o estudante concorrerá a bolsas exclusivamente aos cursos de licenciatura.

Visto que se identifica as exigências de participação, o primeiro passo para fazer a inscrição é acessar o portal do MEC no endereço http://siteprouni.mec.gov.br. No momento em que acessar o link basta informar o número de inscrição do Enem 2020 e senha criada ao fazer o cadastro para o exame. Caso não se recorde, basta entrar no site do exame informando o CPF e clicando em “esqueci minha senha”.

Certamente com as informações disponibilizadas para o sistema do programa, o Prouni 2021 terá acesso a pontuação e alguns dados pessoais do estudante. Vendo que o estudante possui pontuação média suficiente, automaticamente o programa liberará o cadastro. O estudante deverá informar em ordem de preferência até dois tipos de curso, instituição e modalidade de concorrência. Se acaso o estudante queira mudar a opção de curso, só será possível durante o período de inscrição.

Renda exigida nas bolsas do Prouni 2021

São dois tipos de bolsas, sendo uma integral, ou seja, sem custo de mensalidades e outras parciais chegando até 50% de desconto. Contudo, para concorrer a estas bolsas do Prouni 2021 o estudante deverá ter uma renda mensal de:

  • Integral: Eventualmente é exigido valor de um salário mínimo e meio por pessoa. Lembrando que este cálculo deverá ser com base em toda renda do grupo familiar incluindo mãe, pai, irmãos entre outros;
  • Parcial: Atualmente é para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Para saber em qual se identifica, basta somar toda a renda de cada um e divida pela quantidade de pessoas do grupo familiar.

Resultado e matrícula do Prouni 2021

Inscrições do Prouni 2021Após o encerramento do prazo das inscrições do Prouni 2021 o programa selecionará aqueles com melhor posicionamento com base na nota do Enem. Serão duas chamadas regulares, sendo que em cada uma os pré-selecionados terão um prazo para confirmação da matrícula. Eventualmente o candidato perca o período de matrícula estabelecido pelo MEC, automaticamente terá a vaga perdida.

Para visualizar o resultado basta acessar o boletim do Prouni ou nas instituições participantes do programa. Para isso, retorne ao portal do MEC informando número de inscrição do exame e senha. É importante ressaltar que é de total responsabilidade do estudante o acompanhamento dos resultados, pois o Ministério não notifica caso seja selecionado.

Certamente para confirmar matrícula é preciso de documentos, vamos apresentar alguns que deverão ser exigidos:

  1. Documentos de identificação do selecionado e do grupo familiar apresentado;
  2. Comprovante de residência;
  3. Comprovantes de rendimentos;
  4. Comprovante de separação divórcio ou óbito dos pais (caso seja);
  5. Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia;
  6. Certificado de conclusão do ensino médio (histórico);
  7. Comprovante de professor da educação, caso se identifique a última modalidade de concorrência;
  8. Comprovante de deficiência.

Antes de mais nada, é importante lembrar que professor da educação não há requisitos de renda. Para os não selecionados terão direito em manifestar interesse na participação da lista de espera do Prouni 2021.

Para todos que vão concorrer aquela vaga em um curso tão sonhado, desejamos boa sorte!

1 comentário em “Inscrições Prouni 2021”

Deixe um comentário