Quando começam as INSCRIÇÕES do PROUNI 2021

Inscrições ProUni 2021: Veja quando começam e onde devem ser feitas! Na segunda quinzena do mês de Janeiro, o MEC (Ministério da Educação) abrirá o período de inscrição do ProUni 2021 – Programa Universidade para Todos. Os estudantes deverão se inscrever exclusivamente via internet, sem o pagamento de taxa de inscrição.

Duas vezes ao ano, o MEC abre processos seletivos do ProUni. Criado pelo Governo Federal no ano de 2004, o Programa Universidade para Todos vem contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior do país, distribuindo bolsas de estudo em cursos de faculdades particulares a estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas.

Quais os tipos de bolsa do ProUni 2021? Qual deve ser a renda para participar do Programa?

Existem dois tipos de bolsas do ProUni 2021. Uma delas é a integral, onde certamente financia 100% das mensalidades do curso. A outra, por sua vez, é parcial, e financia 50% do valor do curso. Os bolsistas beneficiados pelo Programa não precisam pagar nada sobre o valor financiado pelo Governo Federal.

De acordo com dados divulgados pelo próprio MEC, desde o ano da criação do ProUni até o final do ano de 2016, mais de 2 milhão de estudantes já haviam sido beneficiados com bolsas de estudo, sendo 70% da quantidade total atendida com bolsas integrais.

Eventualmente uma das principais exigências para participar dos processos de seleção diz respeito à renda do ProUni 2021. Estudantes interessados em se inscrever para as bolsas integrais, de 100%, devem comprovar rendimento familiar bruto mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Para concorrer às bolsas parciais, de 50% do valor das mensalidades, os candidatos devem comprovar renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos e meio.

Quando serão abertas as inscrições do ProUni 2021? Veja como e onde se inscrever!

Imagem CALENDÁRIO PROUNI 2021O MEC irá divulgar o edital do ProUni 2021 primeiro semestre em meados do mês de janeiro, assim que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgar o resultado do Enem 2020 – Exame Nacional do Ensino Médio.

Entretanto, antes mesmo de acontecer a publicação do documento oficial com as regras e cronograma do próximo processo seletivo do Programa Universidade para Todos, podemos fazer uma previsão das principais datas, conforme as seleções dos últimos anos.

A expectativa é de que o período de inscrição do ProUni 2021 seja aberto na manhã do dia 26 de janeiro (terça-feira) e encerrado às 23h59min da sexta-feira da mesma semana, dia 29, de acordo com o horário oficial de Brasília/DF.

Eventualmente para se inscrever no ProUni 2021 primeiro semestre, o estudante precisa ter alcançado média mínima de 450 pontos nas provas do Enem 2020, conquistando nota maior do que zero na redação.

As inscrições para o Programa deverão ser feitas exclusivamente via internet, através do portal do Ministério da Educação, no endereço http://prouniportal.mec.gov.br/. Nenhum outro meio será reconhecido como válido. Portanto, em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do MEC, através do telefone 0800-616161.

Antes de começar a se inscrever, o estudante deverá informar seu número de inscrição do Enem 2020 com a senha. Cada candidato terá o direito de escolher até duas opções de cursos diferentes, contudo, indicando a modalidade de concorrência e o tipo de bolsa em cada uma delas em ordem de preferência. Além de ampla concorrência, o ProUni 2021 também irá reservar vagas a estudantes com deficiência e àqueles autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Continue nos visitando e fique por dentro de tudo a respeito do Programa. Curta a página do ProUni 2021 no Facebook ou o Guia do Enem no Instagram!

Deixe um comentário